O Mercado Livre é o principal marketplace puro em atividade no Brasil e está entre os maiores canais de e-commerce no mundo. Muita gente procura por como anunciar no Mercado Livre diariamente e o site destaca-se como uma das plataformas mais utilizadas por lojistas e comerciantes para realizar vendas online, contando com mais de 1500 lojas oficias de grandes marcas. Atualmente existem mais de 2800 categorias e subcategorias de produtos que podem receber anúncios, representando uma excelente oportunidade para conquistar mais clientes e ampliar o alcance geográfico do seu negócio.
O serviço está presente em 16 países da América e Europa (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, Paraguai, Guatemala e Portugal). Estima-se que mais de 150 mil pessoas utilizam a plataforma como fonte de renda, sendo mais de 50 mil apenas no Brasil. O site realiza 4,6 vendas a cada segundo e possui mais de 26 milhões de anúncios ativos.
A página do Mercado Livre está entre os 50 sites com mais pageviews no mundo e ocupa a oitava posição no ranking de e-commerces mais acessados no planeta, conforme dados da comScore Networks. A plataforma também é líder em visitantes únicos nos países em que atua na América Latina e acumula 132 milhões de usuários.
O Mercado Livre foi criado em março de 1999, quando o fundador e atual CEO do negócio, Marcos Galperín, cursava um MBA na escola de negócios da Universidade de Stanford. Ele redigiu o plano de negócios do MercadoLivre e começou a formar uma equipe de profissionais para colocá-lo em execução.
A plataforma entrou em operação na Argentina em agosto de 1999, sendo lançada no Brasil no mês seguinte. Em novembro daquele ano o negócio recebeu duas rodadas de investimento, recebendo aportes que passaram de US$ 7 milhões.
Nos anos seguintes o site seguiu ampliando as frentes de atuação e recebeu novos aportes de capital. Em 2003 foi criado Mercado Pago, que gerencia o pagamento e recebimento dos produtos negociados. Em 2006 o Mercado Livre realizou sua oferta pública de ações (IPO), abrindo margem para novas aquisições e para o lançamento de novos serviços nos anos subsequentes, tais como o MercadoAds (para links patrocinados), MercadoShops (voltado a pequenas empresas) e MercadoEnvios (solução logística).
Mercado Livre no Brasil
O Mercado Livre chegou ao Brasil em outubro de 1999, pouco tempo depois da sua fundação. Atualmente o site do e-commerce é o mais acessado do país. A marca foi uma das vencedoras do prêmio Top of Mind DataFolha Internet 2012 nas categorias e-commerce e Marca Mais Buscada no Brasil. Em 2013 o negócio foi reconhecido como a marca de compras brasileira mais buscada no Google.
Cerca de mil pessoas trabalham na unidade brasileira do Mercado Livre, o que equivale a um terço dos funcionários totais da empresa. Em 2015 a receita líquida do negócio somou US$ 651 milhões, ou a 17% a mais do que em 2014.
Missão
“O MercadoLivre é uma empresa de Tecnologia que tem como missão oferecer a melhor plataforma de comércio eletrônico e os serviços necessários para que pessoas e empresas possam comprar, pagar, vender, enviar e anunciar na Internet.”
Visão
“Ser a empresa líder, admirada e respeitada no comércio eletrônico da América Latina.”
Valores
Localização
A unidade brasileira do Mercado Livre fica no seguinte endereço:
Avenida Marte, 489, Andar Térreo – Parte A
Alphaville – Santana de Parnaíba – SP
Cep: 06541-005
Telefone: (11) 2543-5400