A recuperação de carrinho abandonado ou alcançar taxas mínimas desse abandono são medidas importantes para um negócio alavancar suas vendas.
Saiba que a taxa média global de abandono de carrinho nas lojas virtuais estava em cerca de 77,73%, segundo uma pesquisa feita pela empresa Barilliance em 2020.
Logo, ter estes clientes de volta deve ser uma meta de seu e-commerce para otimizar resultados.
Por isso, destacamos as melhores estratégias abaixo para ter a recuperação de carrinho abandonado e entender o que fazer nessa situação em sua empresa, agindo de maneira eficaz e impulsionando seu negócio.
Siga as melhores estratégias
Uma loja virtual sofre frequentemente com a taxa de abandono de carrinho, mas é possível ter formas estratégicas e planejar ações para retomar este contato com o cliente e fazê-lo com que feche a compra que deixou pelo caminho.
Portanto, mesmo que seja algo comum ter essa desistência, ainda há como recuperar os carrinhos abandonados resgatando esses compradores com anúncios, pesquisas e lembretes.
Veja como investir nas estratégias certas e ser assertivo com o foco de aumentar a conversão de sua loja.
Afinal, a recuperação de carrinho abandonado merece a atenção de todo empreendedor.
Remarketing
Fazer anúncios de remarketing é essencial para trazer de volta esses clientes que não finalizaram uma compra.
Assim, funciona como uma forma de lembrar “perseguindo” o consumidor em redes sociais, sites e reforçando a existência desse produto interessante a ele.
Esses anúncios podem oferecer algum desconto, cupom ou quebrar objeções importantes que façam com que esse usuário compre de fato no site da loja.
A estratégia de remarketing é muito eficaz por induzir a retomada até o carrinho mantendo a comunicação com o cliente, retornando ao processo de compra.
As principais ferramentas usadas são as configurações do tipo de público a ser alcançado no Google ADS e Facebook ADS.
Faça pesquisas de satisfação
Estimule o potencial cliente descobrindo quais os benefícios mais o encanta de forma a tornar a oferta irresistível.
Para isso, faça pesquisas de satisfação e saiba quais os incentivos facilitam a decisão de compra.
Por exemplo, busque alternativas como mostrar depoimentos de compradores no site, perceba se as descrições fazem a diferença ou mesmo um frete grátis.
Essa é uma maneira de tomar ações assertivas e tornar o seu produto mais atraente, até fidelizando um cliente. Consequentemente, diminuindo a taxa de abandono do carrinho.
Envio de e-mail marketing
O e-mail marketing também é uma estratégia fundamental para facilitar a recuperação de carrinho abandonado porque aproxima e cria um relacionamento com o consumidor.
Se o cliente fornecer seu endereço de e-mail para contato em algum cadastro, envie mensagens personalizadas lembrando do pedido não finalizado, parecido com remarketing.
Logo, aproveite essas oportunidades de retomar clientes que não compraram o seu produto e ficaram pelo meio do caminho, desistindo por alguma razão. Está precisando de outras soluções personalizadas para recuperação de carrinho abandonado ou para o seu negócio oferecer a melhor experiência ao usuário em sua loja virtual? Entre em contato conosco.